domingo, 27 de dezembro de 2009

Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que eu fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo. O que aqui está é, mal comparando, semelhante à pintura que se põe na barba e nos cabelos, e que apenas conserva o hábito externo, como se diz nas autópsias; o interno não aguenta tinta.

Machado de Assis
Dom Casmurro

Um comentário:

Avati disse...

"o interno não aguenta tinta" sempre me faz pensar em testes com contraste e aquelas feiras de ciência da infância, em que se contrastava um bagulho x com y e ficava azul porque indicava a presença de bla bla bla.

mas a tinta machadiana é aquela que não pinta o interior e seus efeitos, mas os defeitos no interior das máscaras.